Historias Bíblicas sobre Davi e Saul

terça-feira, fevereiro 04, 2014

Davi e Saul Histórias Bíblicas
Gente a paz como vocês estão ? eu tenho muitas novidades  e todas com PAP e molde.Mas hoje eu vim trazer uma seleção de Historias Bíblicas sobre Davi e Saul que começa por quando Davi foi ungido rei por Samuel e finaliza com a morte de Saul, todas as historias foram escritas por mim e como é muito conhecido está parte da Bíblia eu tive que inovar nas historias porque senão as crianças iriam falar : De novo Tia
Eu sei que algumas pessoas não gostam desta parte do Blog gostam mais dos EVA e outras coisas, mais eu tenho um pequeno público que gosta então pra ficar bom para todos eu juntei tudo nesta postagem, dessa forma só o público alvo vê. Infelizmente para mim.
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:15


Davi é Ungido para ser o Próximo Rei
(1: Samuel 16)
Samuel o profeta do Senhor estava triste porque Saul tinha ofendido a Deus.
E o senhor disse
- Até quando você vai continuar a ter pena de Saul Samuel.
Faça o que vou te pedir vá a Belém até a casa de um homem chamado Jessé, pois eu o escolhi um dos filhos ele para ser Rei.
Samuel ficou com medo de que Saul o matasse por estar à procura do novo Rei, mais ele confiou em Deus é foi para Belém.
Quando chegou a cidade e foi recebido pelos anciões da cidade eles queriam saber se Samuel foi até lá em paz.
Samuel disse que foi lá somente para oferecer sacrifícios ao Senhor e convidou Jesse para cumprir essa missão com ele.
Quando chegou a casa de Jessé ele viu Eliabe um dos 7 filhos de Jesse e Samuel pensou:
- Certamente é esse o escolhido.
Porem o Senhor falou em seu coração:
- Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. 1 Samuel 16:7
Então chamou Jesse Abnadabe porem também não era ele o escolhido por que o Senhor falaria no coração de Samuel quem seria quando o visse.
Então Jesse chamou um a um de seus filhos porem disse Samuel a Jessé: O Senhor não tem escolhido a estes acabou todos os seus filhos não tem nenhum por ai ( começo a procurar em baixo da mesa:
Disse Jesse ainda falta o menor, que está cuidando das ovelhas.
Falou Samuel manda chama- lo por que  não vamos continuar até que ele se junte a nós .
Quando Davi se aproximou Samuel viu que era mesmo pequeno o menino mais muito bonito.
e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
Então Samuel ungiu a Davi e daquele dia em diante o espírito do Senhor passou a andar com Davi.
Samuel voltou para sua casa.
E agora quem não tinha mais o espírito bom do Senhor e um espírito mal  passou a acompanhar Saul .E quando o espírito o perseguia ele se sentia mal.Então buscou conselho com seus empregados que o aconselharam a contratar uma pessoa para tocar musica e você se sentira melhor.
Os empregados de Saul indicaram Davi e disseram assim dele que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele. 1 Samuel 16:18
Davi se despediu de seus irmãos e seu pai.
E Saul gostou muito de Davi que logo estava fazendo muitas coisas importantes, e quando o espírito vinha para perto de Saul Davi tocava sua harpa e ele se sentia aliviado.

Aplicação: 

Davi era um Rapaz muito bonito mais Deus não tinha o escolhido por que ele era bonito, Deus viu o coração de Davi, ele conhece o nosso coração e por isso ele nos escolheu.
Davi era muito pequeno como ele ia ser Rei Deus já sabia do que ele era capaz e como foi dito o Mias importante o Senhor era com ele.
Não importa o tamanho a cor a idade nada disso importa o que importa e que Deus escolheu a mim e a você para aprender com ele e ser usado por ele.
Por isso o que Deus mandar vocês falar falem por que ele pode sim usar vocês ainda pequenos para falar de Deus e seu amor levar a mensagem da salvação.


Narrar:

É uma grande batalha que se inicia de um lado os Filisteus, do outro, está o exercito de Saul ,cada um se prepara para a batalha afiam suas lanças de madeira, pedras.
Mais eis que vem de longe um homem normal , só que conforme ele se aproximava ia crescendo, crescendo e e quando chegou perto aquele Filisteu  que segundo a Bíblia media 2,90 e todo vestido com uma couraça de escamas de bronze sua roupa pesava 70 kilos.Ele tinha arma enorme e poderosa.O nome dele era Golias.
Golias convidou para que alguém do exercito de Saul o enfrenta- se, e disse:
Se alguém me enfrentar e vencer eu e todos os Filisteus seremos seus escravos, mas, se não vencerem vocês serão meus escravos.
Eu desafio hoje a tropa de Israel.
Quando ouviu isso a tropa de Israel ficou apavorada, quem poderia vencer aquele Homem daquele tamanho.
Enquanto o Golias fazia contas:
- Três Israelitas para lavar meus Pés
- vinte para fazer meu almoço.
- 5 para coçar minhas costas.
Enquanto isso em Jesse chama Davi.
- Filho eu estou muito preocupado com seus irmãos, vai até onde eles estão acampados com o exercito de Saul, e leve, comida, água e não deixe de ver se eles estão.
Davi se preparou e partiu. Chegando em Socó de Judá.
Enquanto caminhava a procura de seus irmãos ele viu o gigante, mais uma vez desafiando e colocando pânico nos israelitas.
- Davi procurou informações com os soldados que fugiam, segurava um e falava quem é este?
E é do exercito Filisteu respondia e fugia.
Davi alcançava outro e perguntava o que ele quer:
- Ele quer que lutem com ele quem perder vira escravo, e fugiam
Davi pergunta a outro o que o rei vai fazer?
- Ele ofereceu recompensa para quem vencer esse gigante ,mais até agora nada.
No meio do caminho Davi encontra seu irmão que diz:
- o que você está fazendo aqui veio só por curiosidade, vai para casa cuidar do Pai e das ovelhas.
- Davi dizia quem é esse que veio desafiar o exercito do Deus vivo.
Logo a noticia se espalhou sobre a confiança que Davi tinha de que alguém ia vencer aquele Gigante e o rei o mandou chamar. Chegando Davi aos pés do rei ele disse:
- não devemos ficar com desse Filisteu, pode deixar que eu vou lutar com ele
E Saul disse.
- Imagina Davi você é só um menino e Golias desde  muito novo que é um guerreiro.
E Davi revelou uma coisa que ele nunca tinha contado que todos achavam que ele somente ficava lá cuidado das ovelhinhas. Só que quando um leão e um urso se aproximaram de suas ovelhas ele primeiro pega a ovelha e se ele s o atacam com as próprias mãos Davi os mata.
Ele disse que com ajuda de Deus ele conseguiria matar o Gigante que desafiava.
Depois de ouvir isso Saul deixou que Davi fosse mais antes ele colocou suas armaduras em Davi.Ele ajeitou daqui ajeitou dali, mais não conseguiu andar aquilo por que ele não estava acostumado com aquilo então tirou tudo pois de lado.
Ele estava disposto a lutar com suas próprias armas, então foi até o rio pegou  pedrinhas bem lisas, pegou a sua funda e se pois a frente do Gigante.
Golias começou a amaldiçoar Davi em nome de seus deuses estranho.
Davi não temeu e disse
Todos:
Davi respondeu: “Tu vens contra mim com espada, e com  lança, e com escudo;eu, porém, vou contra  ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado . . . Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos” (17:45,47)
Davi pegou a funda colocou a pedrinha e rodou , rodou ,rodou e atirou no gigante que veio ao chão.a poeira ainda subia quando Davi pegou a espada do gigante e acabou com o serviço.
Ao ver seu gigante caído os Filisteus se puseram a fugir enquanto eram perseguidos pelo exercito Israelita.

Desenvolvimento


Davi era muito pequeno como ele ia ser Rei Deus já sabia do que ele era capaz e como foi dito o Mias importante o Senhor era com ele.
Não importa o tamanho a cor a idade nada disso importa o que importa e que Deus escolheu a mim e a você para aprender com ele e ser usado por ele.
Por isso o que Deus mandar vocês falar falem por que ele pode sim usar vocês ainda pequenos para falar de Deus e seu amor levar a mensagem da salvação.


Saul Tenta Matar Davi
(1 Samuel 18 - 19)
Depois da vitória de Davi contra Golias, ele fez uma boa amizade com Jônatas,o filho de Saul. Os dois fizeram uma aliança. Jonatas deu seu manto, sua espada e seu arco a Davi.E Davi fazia tudo o que lhe pedia e ele conseguia executar tudo tão bem que Saul lhe deu uma posição muito importante no exercito. E todo o povo ficou feliz por Davi.
Conta a bíblia que toda vez que o exercito voltava para a cidade depois de uma batalha, as pessoas iam os recebê-los com musica e danças, mais isso começou a acontecer depois que Davi venceu Golias.
Em uma dessas ocasiões as mulheres saíram cantando ao redor deles.
“Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares”
Saul não gostou desse refrão por que dizia que ele feriu menos que Davi.
Saul disse:
      - Ele já me tirou o prestigio, agora só me falta tomar o reino.
Desse dia para frente Saul não olhava mais do mesmo jeito para Davi.
Tudo que Saul fazia para afastar Davi, ou para que ele perde- se o carinho das pessoas, Deus fazia que se virasse a favor dele. Por que Deus era com ele.
Então para que Davi continua se tendo que fazer o que ele mandava, Saul prometeu dar sua filha para que Davi casasse com ela.
Os planos de Saul era que dessa forma ele mandaria Davi para uma batalha que Davi não poderia recusar e então os Filisteus acabariam com ele.
Mais Davi não aceitou, então mais tarde Saul ofereceu outra filha a Davi , uma moça chamada Mical que gostava muito de Davi.
Saul planejou tudo ele usaria o amor de sua filha, para casa- la com Davi e antes que ele recusa-se , Saul mandou seus empregados convencer Davi.
Eles diziam:
    -  O rei gosta muito de você, e ele gostaria muito que você torna- se genro dele.
Mais Davi dizia eu não tenho dinheiro para pagar o dote.
Então eles como já estavam orientados por Saul disseram.
     -Você pode pagar matando 100 Filisteus.
     - Então Davi saiu para uma guerra contra os filisteus e ao invés de matar 100 ele matou 200.
Mais Saul não ficou contente ele ficou com medo por que, viu que o Senhor realmente era com Davi.
E ele começou a contar para as pessoas mais próximas que mataria Davi.
Jonatas como era muito amigo de Davi disse:
Davi se esconda que eu vou tentar convencer meu pai , só saia quando eu te disser que está seguro.
Então Saul saiu a procura de Davi , e não o encontrou ,ele encontrou seu filho Jonatas que abriu seus olhos dizendo:
Pai não faça isso com Davi ele não fez nada de mal para você, pelo contrario ele fez foi arriscar sua vida lutando com o gigante Golias, e depois disso nunca mais ele parou de lutar por nós.O senhor não tem motivo nenhum para matá-lo ele é inocente.
Então Saul desistiu e jurou em nome do Senhor que não ia mais tentar matar a Davi e
 Jonatas encontrou a Davi e os dois voltaram para a casa do rei.
E depois disso teve outra guerra e Davi lutou e venceu mais uma vez.
Então veio um espírito Mal sobre Saul e ele voltou a querer matar Davi.
Então ele mandou que seus empregados fossem até a casa de Davi .
Só que a filha de Saul que era casada com Davi o alertou e assim que os empregados de Saul entraram pela porta , Davi fugiu pela Janela.
Saul mandou chamar sua filha e perguntou porque você deixou seu marido fugir , e ela para fugir do castigo do pai, ela disse papai ele me obrigou.
Davi estava perdido para onde iria ele se não fosse para a casa de Deus então ele se dirigiu  para Rama lá ficava Samuel e mais alguns profetas de Deus

Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram.
E, avisado disto Saul, enviou outros mensageiros, e também estes profetizaram; então enviou Saul ainda uns terceiros mensageiros, os quais também profetizaram.
Então foi também ele mesmo a Ramá, e chegou ao poço grande que estava em Secu; e, perguntando, disse: Onde estão Samuel e Davi? E disseram-lhe: Eis que estão em Naiote, em Ramá.
Então foi para Naiote, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá.
E ele também despiu as suas vestes, e profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite; por isso se diz: Está também Saul entre os profetas?

1 Samuel 19:20-24
A Amizade entre Davi e Jônatas
(1 Samuel 20)
Davi  voltou da casa de Samuel , para procurar Jonatas e contar que Saul estava tentando matá-lo.
Jonatas disse estranho isso que você está contando eu não estou sabendo de nada e meu Pai me conta tudo.
Davi disse:
   - Por que eu estaria inventando uma coisa dessas para você que é meu próprio amigo e é por essa amizade que nos temos que seu pai não te contou as intenções dele ele sabe que você iria me contar.
Jonatas acreditou em seu amigo e perguntou:
O que eu posso fazer para te ajudar?
Davi já tinha planejado uma forma de provar para ele e para Jonatas que Saul queria mesmo mata- lo então combinaram assim:
No dia seguinte seria uma festa onde todos estariam presentes inclusive Davi, então Davi combinou que quando o rei notasse sua falta, Jonatas diria que deixou Davi visitar sua família para um sacrifício anual. Se Saul aceitasse normalmente então Davi estava enganado agora se o rei não gostasse era por que ele estava com más intenções.
Mais Davi não podia ficar perto e nem podia ir para Belém que era onde o rei pensaria que ele estava. Então para preservar a vida dele Jonatas mandou que ele ficasse escondido, e quando Jonatas comprova se o que era verdade ele iria até lá com um empregado e diria algumas palavras que só os dois entenderiam.
Jonatas voltou para a festa e quando Saul perguntou de Davi ele falou o que estava combinado.
Saul, não escondeu a sua fúria e revelou a Jonatas:
   - Davi deve morrer agora eu sei que você passou mesmo para o lado de Davi, trazendo desonra para você e para a nossa família!Enquanto Davi for vivo, você não será rei deste país. Vá agora e traga-o aqui ele para que morra.
Então Jonatas despistou a todos para que ninguém o seguisse- se e foi à procura de Davi.
E fez como tinha combinado e assim que seu empregado foi embora, Davi saiu do esconderijo mais já chorando por que ele já sabia a resposta assim como Jonatas chorava,  eles se abraçaram e prometeram que a amizade dos dois passaria de pai para filho.
Porem Jonatas voltou para casa e Davi ficou.
Aplicação
Quem aqui tem um amigo que é seu melhor amigo?
O seu melhor amigo tem que ser Deus.kkkk
É uma verdade mais não leve a mal porque você pode ter outros amigos além de Deus.
Essa historia mostra bem isso, quando nós temos um amigo nós queremos o bem dele. Vocês viram que tanto Davi quanto Jonatas queria o bem um do outro. Não dá para você fazer amigos se for fazendo o mal , por que as pessoas não vão gostar de você?
Saul era uma pessoa muito ruim e Jonatas era filho dele do mesmo sangue como se diz, mas ele era uma pessoa diferente de seu pai ele era uma pessoa boa, pessoas boas dão bons amigos.
Como Saul disse e ele tinha razão Davi era o escolhido de Deus para ser o novo rei. Logo ele tomaria o lugar de Jonatas por que seria o herdeiro se não fosse Davi. Mais ele não se importava com isso em ser rico, ser rei ele se importava mais com a aliança que ele fez com Davi, por que uma amizade verdadeira é melhor que dinheiro e riquezas, quando eu era pequena tinha uma menina que tinha mais dinheiro que agente mais não tinha amigos.
Não importa ter roupas boas dinheiro se você é sozinho, ou, por exemplo, brinquedos bons que nossos pais nos dão, mais você não têm com quem brincar.
Eu vou falar uma coisa aqui que é importante Jonatas era uma pessoa boa e nos temos que procurar pessoas que são boas para serem nossos amigos, que queira nosso bem, que não nos xingue, não nos bata.
Um dia desses os meninos estavam tudo brigando lá fora e eu falei por que vocês não podem ser amigos.
E hoje eu sei a resposta e que vocês não querem o bem, querem só brincar de bater, fica feliz quando o outro erra e é repreendido. Ajude seu amigo para que ele não erre ao invés de rir dele.Ninguém quer a amizade de alguém que nos trate mal.
Se não infelizmente você será um mal amigo e infelizmente essas pessoas acabam sozinhas.

A Fuga de Davi Parte 1
(1 Samuel 21 - 22)

Depois que Davi se despediu de Jonatas , ele continuou a fugir de Saul.
Ele andou, andou e foi parar Nobe e encontrou Aimeleque, o sacerdote.
Chegando lá ele estava com muito fome, e pediu para que o Sacerdote desse algum pão para ele.
E o Sacerdote disse eu só tenho esse pão aqui, mais ele e santo então e só para quem estiver puro sem pecado pode pegar.
Davi falou que eu e meus homens estamos em uma missão secreta para o rei e estamos puros e em santidade, e se o senhor pensar bem esse pão, não é mais pão de oferta por que você vai jogá-lo fora para por outro no lugar.
Então Davi fez uma coisa muito errada ele pego daquele pão para dar para seus amigos comer. A lei não permitia isso (Marcos 2:26)
E Davi estava sem arma nenhuma então ele mentiu assim
- Sabe sacerdote essa missão é muito secreta e eu tive que sair muito rápido e sem arma nenhuma, você por acaso não teria alguma ai para me emprestar.
O Sacerdote disse não  aqui nós não temos armas nenhuma, só aquela do Golias .Não sei se você lembra que você tomou dele nós a guardamos aqui.
Davi disse :
- Serve, serve, sim .
E pegou aquela espada e saiu feliz.
A Bíblia diz que ele foi procurar refugio em Gate, que era uma cidade de Filisteus, Inimigos dos Israelitas.Ele pensou que ninguém ia reconhecer ele.
Mais assim que o rei o viu disse você se parece muito com Davi, aquele que as mulheres cantavam sobre suas vitorias.
Davi viu que a coisa ia ficar difícil
E o que ele fez?
Ele começou a babar
- Então o rei disse, por que vocês me trouxeram esse Homem, não estão vendo que ele está louco. Aqui eu já tenho muitos loucos.
Mais Davi conseguiu fugir dessa cidade e foi para a caverna de Adulão, e começou a recrutar, muitos homens para montar um exercito.Ele conseguiu juntar 400 homens.
Mais Davi precisava estar em segurança e por em segurança sua família por isso ele pegou e levou seus pais para Moabe, e ele voltou a Judá.
Mais logo Saul ficou sabendo que Daí tinha ido falar com o Sacerdote, e ele ficou sabendo do pão e da espada e pensou que o Sacerdote ajudou Davi.
Então ele mandou um homem Doegue contra a cidade. Ele matou 85 sacerdotes e os habitantes da cidade, porem só uma pessoa conseguiu fugir,Abiatar, o filho de Aimeleque, ele correu para Davi e seus homens.
E Davi pensou o pai morreu por minha causa, e só sobrou ele se o rei o encontrar ele vai falar onde estou.
Então mais que rapidamente Davi disse :
- Fica aqui comigo e eu vou te proteger como protejo minha própria vida e se algo te acontecer também acontecera comigo.
Davi estava sendo muito esperto , mais nada estava ajudando ele a se livrar de Saul.

A Fuga de Davi (2)
(1 Samuel 23 - 24)
Davi ficou sabendo que em uma cidade chamada Queila, os Filisteus tinha invadido aquela cidade e estavam saqueando tudo, eles levavam os animais e tudo que tinha de valor.
Davi perguntou para Deus se ele devia ir até lá para ajudar os habitantes de Queila, e o Senhor respondeu que sim e que Deus daria os inimigos nas mãos de Davi.
Os homens de Davi estavam com medo de sair de Judá e ir para aquela cidade, mais eles foram.
E como o Senhor havia prometido eles venceram e salvaram os habitantes de Queila.
Logo Saul ficou  sabendo que Davi estava na cidade de Queila , e ele disse:
- Davi acabou de se entregar em minhas mãos.
Ele disse isso por que a cidade de Queila era fechada com portões e Torre e isso dificultaria a fuga de Davi.
Saul ordenou que todos da cidade com seus homens fossem a Queila chegando eles iriam pedir que os cidadãos de Queila entregassem a Davi.
Vocês acham que eles entregariam sabendo que foi Davi quem foi até la de boa vontade para salva-los ?
Não teria como Davi saber a intenção do coração do homem, só quem conhece o coração das pessoas é Deus.E por isso Davi chamou aquele único Sacerdote que sobrou o Abiatar e perguntou a Deus através dele.
E a resposta foi, sim eles entregariam a Davi nas mãos de Saul, talvez por medo , eles não se  sacrificariam por ele.
Então Davi fugiu da cidade e foi para o Deserto.
Já Saul desistiu de procurar por Davi na cidade de Queila, mais continuou a procurá-lo todos os dias sem parar.
Como Jonatas e Davi tinham uma amizade muito forte, ele sentiu que Davi devia estar muito triste com essa situação de ser cassado igual a um ladrão mesmo sendo inocente. Então ele encontrou Davi no deserto e disse umas palavras sobre as promessas que Deus tinha para Davi e ele disse:
Deus vai cumprir o que te prometeu e quando isso acontecer e eu estarei do seu lado e meu pai sabe disso.
Saul recebeu a visita de uns Filisteus chamados de Zifeus, eles contaram que Davi estava escondido em cavernas que ficava nas suas terras.
Saul encontrou o lugar exato onde Davi estava conta a Bíblia que ele estava muito perto de Davi , tão perto que seus homens chegou a cercar a Davi.
Quando Saul ia pegar a Davi ele recebeu a noticia que alguns Filisteus como sabiam que o rei estava longe à procura de Davi, eles invadiram as terras, como falou um mensageiro a Saul, que teve que voltar imediatamente para defender suas terras.
Depois Saul voltou para um local onde indicaram ter visto a Davi por aquelas bandas, e ele procurou em todos os lugares que se pode imaginar enquanto Davi se escondia da vista dele.
Chegou um momento em que Davi se escondeu em uma caverna com seus homens, e ficaram quietinhos na escuridão e eis que entra naquela caverna Saul, e ele ficou lá e não viu que Davi estava na mesma caverna. E os seus homens diziam:
-Veja Davi está acontecendo o que Deus te prometeu, ele não disse que daria seus inimigos em suas mãos.
Aproveita que ele não te viu e captura-o.
E Davi foi de fininho ergueu a faca e........ cortou a...... barra da capa de Saul, que nem sentiu
E só de ter cortada a barra da capa o coração de Davi já doeu, e ele recomendou para que nenhum de seus homens fizesse mal a Saul. Por que ele era um escolhido de Deus.
Então Davi da caverna por traz de Saul e disse:
- Saul por que você dá escuta o que as pessoas dizem que eu quero seu mal, que eu quero o seu lugar de Rei. Hoje veja Deus colocou a sua vida em minhas mãos e eu podia tirar de você porem, eu não o fiz. Eu coloquei  essa causa nas mãos de Deus e é ele quem vai julgar mais eu não farei nada contra o Senhor.
E Saul reconheceu a voz de Davi e começou a chorar, e disse:
- Realmente Davi você merece ser Rei por que você fez uma coisa muito boa que é ter bondade com seus inimigos. Eu só te peço uma coisa quando você se tornar rei, cuide bem dos meus filhos.
E Saul foi para casa e nunca mais tentou lutar contra Davi.
Fim ..
Desenvolvimento
Qual foi a diferença dessa batalha para a outra, por que, que dessa vez Deus colocou o Rei Saul nas mãos de Davi?
Resposta: Da outra vez Davi usou as pessoas para ajudá-lo
E dessa vez ele não usou ninguém só confiou em Deus e ele quem ajudou.
Escrevendo essa historia eu conseguir ver várias , palavras que encontramos na Bíblia e que Davi seguia:
Por exemplo, amar os vossos inimigos, pagar o mal com o bem,colocar a direção da sua vida nas mãos de Deus e não tirar.
Fazer o bem sem se importar a quem? Como ele fez com os habitantes de Queila.
Pedir direção a Deus antes de fazer as coisas

Davi e Nabal
(1 Samuel 25)
A História:
Crianças eu tenho uma noticia Samuel morreu, ele foi sepultado em Rama. Muitos ficaram tristes lá em Israel.
Hoje nos vamos falar de Nabal ele era descendente de Calebe
Alguém se lembra de Calebe ele foi um dos 12 espiões que foi espiar a terra prometida e só ele é Josué voltaram de á com boa noticia e por ter confiado em Deus o Senhor prometeu que ele e Josué seriam os únicos de todos aqueles que estavam lá, que iriam entrar na terra prometida e teriam uma parte da terra para ele e seus filhos pudessem morar para sempre. Então acredito que por esse motivo esse descendente dele chamado Nabal era muito rico. Mas não se enganem o que ele tinha de riqueza lhe faltava em educação, mais não era por que ele era rico que ele era mal humorado por que ele tinha uma esposa muito bonita e muito educada.
Davi tinha voltado para o deserto por que ele não conseguia acreditar que Saul o deixaria em paz, por isso, ele continuou a viver no deserto. No deserto Davi ficou sabendo que perto dali estava Nabal e Davi se sentia amigo de Nabal por que ele já tinha o ajudado sem que ele soubesse.
Então Davi mandou os mensageiros ir até Nabal e pedir ajuda a ele e contar que ele já tinha o ajudado.
Chegando lá os mensageiros disseram:
- Olá Nabal nos estamos acampando por aqui por perto e nos lembramos que já ouvimos falar do senhor através de seus empregados. Teve uma ocasião em que eles estavam levando o rebanho para pastar e eles ficaram conosco e nos cuidamos deles e nos não pegamos nada dos seus animais para comer. Nós não estamos te cobrando por ter te ajudado só te pedimos que nos ajude com o que você puder.
 E Nabal como era uma pessoa muito ruim aponto de negar comida ele disse:
- Quem é Davi?  eu nem o conheço ele, por que eu iria ajudar !
Os mensageiros de Davi voltaram para ele e contaram como aquele homem foi grosso e arrogante.
Por isso veio uma raiva sobre Davi e ele nem pensou já se programou para ir se vingar.
Eu acho que a raiva de Davi foi mais por saber que aquele homem com tanta riqueza teve coragem de negar comida. Com a desculpa de que não conhecia.
Paulo disse em Romanos 12:
“Compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade” (12:13)
“Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”
(12:18)
Enquanto Davi e seus homens estavam a caminho a esposa de Nabal foi avisada de como seu marido tinha destratado a Davi.
Os empregados de Nabal correram para contar para Abgail por ser uma pessoa mais fácil de conversar e eles disseram:
- Abgail nos viemos falar com a senhora por que Nabal é muito ignorante ele não vai nos entender, mais isso que ele fez certamente vai trazer guerra para nós. Por que Davi não vai deixar isso barato.
Abgail imediatamente pegou alimentos e correu ao encontro de Davi se ajoelhou no chão e pediu perdão pelo o que seu marido tinha dito e ela disse.
- Não faça nada com a gente Davi por que nós sabemos que o senhor prometeu que você se tornaria rei e quando isso acontecer. Se você nos perdoar, você se lembrará que nunca matou sem razão.
-E Davi olhou para ela e disse pode voltar para casa em paz. E mais que isso eu te agradeço por que você veio trazer essa mensagem de Deus para mim. Para que eu não fizesse algo por raiva e me arrependesse.
A palavra de Deus diz.
“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está
escrito:  A  mim me  pertence  a  vingança;  eu  é  que  retribuirei,  diz  o
Senhor” (12:19)
O Senhor é um juiz ele quem diz quem está certo e quem está errado.
Abgail voltou para casa como Davi tinha dito mais ela era casada com Nabal e por isso ela teria que contar que foi até Davi para resolver aquela situação. Quando ela contou a ele mesmo assim não se arrependeu e ficou furioso e então teve um ataque e ficou com o corpo paralisado.
Passou 10 dias e a justiça de Deus veio sobre Nabal e ele faleceu.
Davi ficou sabendo e disso o Senhor fez justiça para mim. Ele viu o que Nabal fez comigo.
Auxilio Biblico.
“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está
escrito:  A  mim me  pertence  a  vingança;  eu  é  que  retribuirei,  diz  o
Senhor” (12:19)
“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (12:21)

 Saul Persegue Davi Novamente
(1 Samuel 26 - 27)
Crianças vocês se lembram que eu tinha dito que nunca mais Saul iria perseguir Davi novamente isso foi dito baseado na promessa de Saul. Pena que a palavra dele não fosse de confiança e Davi sabia disso. Davi confiava na maioria das vezes no Senhor.
Assim que Saul ficou sabendo  ouviu que Davi estava em Haquilá, ele levou 3.000 homens e o perseguiu.Quando chegaram ao monte Haquila já era noite, e Abner , o homem de confiança de Saul e que cuidava da Segurança dele, achou melhor acampar no começo do monte e subir assim que o dia amanhecesse para atacar os homens de Davi. Ajeitaram-se, pois, com Saul e Abner no meio do acampamento e os três mil soldados em volta, de forma que o rei e seu general ficassem protegidos e pudessem dormir de forma segura.
Davi, que estava no deserto, ouvira dizer que Saul viera atacá-lo. Não acreditou no boato e enviou espias no começo do monte, os quais confirmaram a notícia. Davi  resolveu ir ele mesmo até lá para ver com que força Saul pretendia atacar dessa vez. Chegou ao acampamento, viu os três mil homens dormindo, e voltou para sua fortaleza natural no alto do monte. Acima das cavernas onde seus homens dormiam estavam as duas sentinelas do turno, Aimeleque, o heteu, e Abisai, irmão de Joabe .Chamou-os:
Davi :  Ei! Saul está acampado lá embaixo!
Heteu:  Eita! Veio fazer o que aqui ?Pescar?
Davi :  No meio do deserto.
Heteu:  — Ah, é. Mas veio fazer o quê, então?
Davi :  — Veio acabar com a minha vida.
Heteu:  — Aí sim. Isso é mais a cara dele.
Davi :  — Voce vai comigo
Heteu:  — Eu vou.
Davi :  — Muito bem, avise Abisai. Aimeleque, para que  fiquem por aqui e cuidem de tudo.
Heteu: — Mas é claro, majestade.
Davi :  — JÁ FALEI PRA NÃO ME CHAMAR ASSIM!
Heteu: — Epa, foi mal.
Abisai cochichou no ouvido de Davi:
Davi :  — Vamos ao acampamento .veja eles estão dormindo
Absai – olha Davi Saul dorme com sua lança cravada ao lado da cabeça. vai ser fácil,
Abisai — Deixa comigo, Davi.
Davi — O quê?
— Javé colocou seu inimigo em suas mãos. Com um golpe só eu acabo com essa perseguição!
Davi — Mais respeito,!, esse homem me persegue, menti para mim mas...
Abisai — mas o que Davi ?
Davi  — É que apesar de tudo isso ele foi escolhido por Deus para ser rei de Israel. Que Deus o mate quando bem entender, mas nós não faremos nada.
Abisai — Nada? Nada, nada?
Davi — Bom, quase nada. Pega aí o jarro de água do rei, eu fico com a lança.
Os dois assim fizeram, e foram saindo do acampamento tão silenciosamente quanto entraram. Quando já estavam a uma distância segura, Davi de cima do monte voltou-se para o acampamento e gritou:
Davi: — ABNER! TÁ ME OUVINDO?
Abner acordou assustado, mas logo se recompôs e gritou de volta:
Abner :— QUEM É QUE VEM GRITAR AQUI, NO ACAMPAMENTO DO REI?
Davi: — Abner! Não dizem que você é o melhor soldado de Israel? Pois eu imagino como deve ser o pior! Seu único dever é proteger o rei, e você não dá conta nem disso! Você e 3.000 soldados não me viram entram !
Davi :— Onde está a lança do rei, hein? E o jarro de água, cadê?
Abner ;— Estão aqui, oras! Não estão, majestade?
rei — Claro que… Epa. Não estão não. Que negócio é esse? Ei, eu conheço essa voz. DAVI? É VOCÊ, MEU FILHO?
Davi — Sim, senhor, sou eu! Por que é que o senhor continua a me perseguir? Isso já tá chato, majestade! Se foi Senhor quem fez o senhor se voltar contra mim, eu aceito. Agora, se são outras pessoas que me ficam te colocando contra mim, Deus vai fazer justiça.
Saul — Ok, Davi, já entendi. Eu sei que errei. Volte, meu filho! Prometo que nunca mais lhe farei nenhum mal, porque esta noite você poupou minha vida mais uma vez. Eu tenho agido como um muito mal!
Davi — Grande novidade…
Saul — O que disse, meu filho?
Davi — Nada, nada. Só pensando alto. Continue, majestade.
Saul — É isso. Eu cometi um grande erro. Perdoe-me, filho!
Davi — Olha, senhor, aqui está sua lança. Mande algum de seus homens vir buscá-la. Eu vou voltar para as cavernas. Mas lembre-se sempre de que hoje eu poupei sua vida. Que Deus poupe a minha também, continuando a me proteger como tem feito.
— Ah, meu filho, que Deus o abençoe! Você é um bom rapaz, e tudo o que fizer dará certo. Está ouvindo, Davi? Davi? DAVI! Cadê ele ,ah já foi embora…
Lições:
Devemos sempre falar a verdade
Não devemos quebrar nossas promessas
Devemos confiar no Senhor, e não nos homens maus

(1 Samuel 28)
Para falar de morte nos teremos que falar de vida a Bíblia conta que o Senhor Deus formou o homem do PÓ DA TERRA e soprou em suas narinas O FÔLEGO DE VIDA, e o homem se tornou UM SER VIVENTE [se tornou uma alma vivente].
Por essa razão, poderíamos escrever a equação fundamental do ser humano da seguinte maneira:
“Pó da Terra” + “Fôlego de Vida” = “Alma Vivente”
Cada um de nós tem um corpo e uma mente racional. Enquanto continuarmos a respirar, seremos seres vivos, alma vivente.
Quando morremos nós voltamos a ser pó.
“O PÓ volte à terra de onde veio, e o ESPÍRITO [fôlego de vida] volte a Deus, que o deu”. Eclesiastes 12:7(ninguém é melhor que ninguém)
 Então todos nós temos uma alma logo todos vamos morrer, mas antes não era assim, na época de Adão e Eva foram criados com capacidade de escolher. A continuação de sua existência dependeria de contínua obediência através do poder de Deus. Deus esclareceu as condições sob as quais ele perderia esse dom – comendo da "árvore do bem e do mal". Deus advertiu: "no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gên. 2:17).
Morte: Salário do Pecado. Contradizendo a afirmativa divina de que a desobediência acarretaria a morte, Satanás assegurou: "Certamente não morrereis" (Gên. 3:4). Mas, depois de haverem contrariado a ordem divina, o homem descobriu que o salário do pecado é realmente a morte (Rom. 6:23). Deus barrou, então, ao par pecaminoso (Adão e Eva) o acesso à árvore da vida, para que não pudessem comer e viver para sempre (Gên. 3:22). " .. A morte passou a todos os homens porque todos pecaram" (Rom. 5:12). Foi tão somente a misericórdia de Deus que protegeu o homem da morte imediata. O Filho de Deus oferecera-Se para dar Sua própria vida. Ele era "o Cordeiro de Deus morto desde a fundação do mundo" (Apoc. 13:8). Então existe dois tipos de morte a morte pelo pecado por que o salário do pecado é a morte –a morte nesse caso é estar separado de Deus. E a morte que é para todos que podemos resumir pela equação.
A equação derivada de Gênesis 2:7, ao sermos feitos por Deus, faz o caminho reverso na morte.
“Pó da Terra” – “Fôlego de Vida” = “Uma Alma Morta”
Corpo Sem Vida – Fôlego de Deus = Um Ser Morto
Embora as pessoas nasçam mortais, a Bíblia as estimula a perseguirem a imortalidade (Rom 2:7). Jesus Cristo é a fonte de sua imortalidade:
O que acontece quando morremos?
Todos que morrem dormem, e é mesmo como um sono e quando acordarmos alguns vão para céu e outros não vai depender do que foi feito na vida. Mais diz que pra quem morrer vai ser rápido como em um piscar de olhos, mais enquanto estamos dormindo vai acontecer muita coisa nós só vamos para o céu um pouco antes do apocalipse.
Como quem morre está dormindo é impossível falar com os mortos. E agora vocês vão entender porque estamos falando desse assunto tão pesado.
Deus condena quem fala com os mortos ou quem diz falar com quem já morreu. (Deuteronômio 18:9-14 S necromante). Saul já tinha eliminado da terra as pessoas que praticavam tais coisas. Ele entendeu bem a vontade de Deus sobre este erro.
Vocês lembra que o eu disse que o pecado afasta as pessoas de Deus. Saul estava pecando muito e por esse motivo Deus não falava mais com ele. Mais Saul estava com muito medo de os Filisteus invadirem as terras e ele precisa que Deus falasse com ele para que ele pedisse ajuda. Ele fez de tudo pediu ajuda a profetas, ofereceu ofertas mais nada.
Saul não queria admitir que era por seus pecados que Deus se afastou dele como tinha prometido através de Samuel, então ele lembrou que quando Samuel era vivo Deus falava com ele mesmo que fosse para chamar atenção de Saul (chega um momento em que Deus não fala mais conosco nem para dizer que estamos errados e isso é muito ruim e esse era o motivo do desespero de Saul. Tem pessoas que vivem assim não fazem as coisas baseados no preceito do bem apenas segue o seu coração e é quando o espirito santos de Deus se afasta de nós e ai que você vai sentir falta daquela voz dizendo não faça isso antes que seja tarde.
Então Saul resolveu apelar ele tinha acesso a Deus mais ele não quis ouvir e agora ele resolveu pedir ajuda de uma mulher que falava com os mortos.
Chegando a casa da mulher ele pediu para que ela pedisse para subir Samuel. Quando fez esse pedido ela logo percebeu que era o Rei Saul que estava em sua casa e ela ficou com medo de morrer por que estava fazendo uma coisa proibida.
Saul jurou por Deus que nem um mal aconteceria a ela e assim prosseguiu.
Ela disse que estava vendo um Senhor e começou a gritar a louca de medo e Saul também sentiu se mal. Mesmo assim continuaram. Aquela imagem começou a falar como se fosse Samuel e disse:
Saul por que me chamou.
E ele respondeu:
Deus não quer mais falar comigo por isso pedi pra te chamar.
Aquele senhor disse que Deus não falava mais com ele por que ele havia prometido que não seria mais com Saul.
E disse mais amanhã você e seus filhos estarão comigo e os Filisteus vão vencer os Israelitas.
Conclusão:
Quando desobedecemos, perdemos comunhão com Deus
É pecado tentar falar com os mortos (uma prática dos espíritas)
Não adiantou em nada quando Saul desobedeceu a Deus

Saul Morre na Batalha contra os Filisteus
(1 Samuel 29 - 31
Introdução
Este tema foi falado em partes em outras lições e então como eu sabia que teria um final importante eu deixei para falar tudo de uma vez.
Vocês lembram que Davi foi até o território Filisteu pedir abrigo ele estava sozinho e era muito recente o seu rompimento com Saul (Briga).Ele foi reconhecido e a  única saída que ele encontrou para sair da cidade e não ser se fingir de louco.
Porem a perseguição de Saul a Davi prosseguiu mais, agora Davi não estava mais sozinho junto com ele tinha nada mais nada menos que 600 homens com mulheres e crianças e Davi foi novamente pedir abrigo em Gate, era tantas pessoas que agora seria necessário uma cidade para abriga – los então Davi pediu a Aquiz uma cidade para morar.
Davi estava em território inimigo mais ele foi fiel ao seu povo, quando morava entre eles ele enfrentou esses inimigos e ia até o rei e dizia que na verdade as pessoas que ele tinha lutado contra ,era Israelitas e o rei Aquiz acreditava tanto e teve tanta confiança em Davi que fez dele o seu Guarda pessoal. (Explicar com Ilustração)
 Os Filisteus liderados pelo rei Aquiz ia entram em guerra contra Saul e os Israelitas e nessa guerra o rei chamou Davi e seus homens para lutar contra Israel e a favor dos Filisteu Davi consultou o Sacerdote  e o Senhor disse que era pra Davi ir.
Mais os aliados do rei não gostaram de saber que Davi lutaria e mandaram que ele manda- se Davi e seus Homens para casa. Então graças a Deus Davi não precisou lutar contra seus irmãos.
Quando Davi voltou para casa chegando lá , toda a cidade estava queimada e seus familiares tinham sumido.
Davi ficou sabendo Davi chamou Abiatar para consultar o Senhor e perguntou se devia perseguir os amalequitas Deus respondeu sim, e Davi foi atrás dos amalequitas 200 homens ficaram com a bagagem enquanto 400 foram com Davi atrás dos amalequitas
No caminho, encontraram um egípcio, servo de um amalequita, que conduziu Davi ao acampamento dos amalequitas Davi derrotou os amalequitas e libertou os cativos
Quando voltaram, Davi mandou que dividissem os despojos igualmente entre os que pelejaram e os que ficaram com a bagagem
Davi enviou uma parte do despojo aos anciãos de Israel Davi não participou da batalha dos filisteus contra Israel Saul e os israelitas perderam
Os filisteus mataram os três filhos de Saul: Jônatas, Abinadabe e Malquisua;
Saul se suicidou
Os  filisteus  fixaram o corpo de Saul e os corpos dos  três  filhos no muro do templo de Astarote
Alguns homens valentes buscaram os corpos, os queimaram e sepultaram os ossos em Jabes



You Might Also Like

0 comentários

Seu comentário é muito importante, retribuo visitas e cometários.

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Uma foto no Flickr
Uma foto no Flickr
Uma foto no Flickr